Paintball

O Paintball é um esporte que consiste em um jogo onde duas ou mais equipas competem entre si, usando carregadores de bolas que soltam tinta ao atingir o adversário. O objectivo é apanhar a bandeira do outro grupo, na forma mais popular do jogo, e quanto mais adversários forem eliminados mais fácil fica de completar o objectivo.

Nos últimos 10 anos, este desporto revelou um desenvolvimento exponencial e conta já com cerca de 15 milhões de praticantes em todo o mundo sendo que a maior parte está aglomerada a norte do continente americano e na Europa.



Para jogar

Em alguns campos existe uma espécie de pacote, onde estão incluídos máscara de protecção, marcador, cilindro de gás, roupa, munições e o aluguel do campo.

Não é preciso estar em forma para jogar. Contudo, é recomendável fazer um aquecimento antes de jogar, pois o jogo pode ser cansativo.

Dependendo do local, o quanto se corre e o quanto se esconde, o jogo pode ser extremamente cansativo, ou seja, vá preparado para sair cansado do jogo. E divertir-se muito!

As regras principais


O objetivo do jogo é capturar a bandeira no centro do campo e levar até á base adversária. Cada jogo tem uma duração máxima variando de cinco a sete minutos. O jogador é eliminado quando uma bola o atinge e estoura, em qualquer lugar do corpo ou equipamento que ele usa dentro do campo. Existem juízes dentro do campo para verificar a eliminação dos jogadores. Vencerá o jogo a equipe que conseguir agarrar e levar a bandeira até a base inimiga ou ter eliminado toda a equipe adversária. Acabando o tempo limite do round, vence a equipe que tiver a bandeira, se ninguém estiver com ela, a equipe que a agarrou primeiro e se ninguém a tiver agarrado durante o jogo vence a equipe que tiver eliminado mais jogadores adversários.

Vertentes do desporto


Existem duas vertentes principais no Paintball. O jogo na modalidade "Speed" costuma ser mais rápido, e o jogador usa como barricadas os Air Balls (obstáculos inflável e coloridos). Nesses tipos de campos costumam ocorrer as competições profissionais. Já na modalidade "Cenário", o campo é temático, pode simular um campo de batalhas, com tambores, entulhos, artigos de demolição. Nestes casos, dependendo da dificuldade e do tamanho do campo, a partida pode demorar bem mais que num campo do tipo "Speed".

Speedball


A vertente de competição é a que está mais desenvolvida sendo que aí são lançados os últimos desenvolvimentos em termos de marcadores e equipamentos, os marcados comuns são eletrônicos, mais velozes e mais modernos. O campeonato Mundial já é transmitido pela ESPN. Na América do Norte e Europa o speedball está a ser popularizado.

Cenário


A maior parte dos jogos são construídos com base no "jogo das bandeiras". O recreactivo tem servido vários propósitos. Não é preciso pertencer a uma equipe necessariamente, pode-se simplesmente combinar com amigos e ir jogar num campo. Mas esse modo de jogo chama-se capture the flag. Alem deste modo de jogo existem outros como: DeathMatch, capture Objective, rescue the hostage, entre outros. Estes modos de jogo são utilizados no recreativo. No airball só existe um modo de jogo, o deathematch. Este tipo de jogo consiste em marcar(acertar) todos os jogadores adversários. A ronda acaba quando a equipa adversária ficar sem nenhum elemento em jogo.

Alguns jogadores praticam uma vertente do Cenário conhecido como Real Action. Nessa modalidade, a idéia é buscar a similaridade com ações militares ou policiais mas não existem regras ou objetivos bem definidos. Cada jogador deve carregar o marcador com quantidades reduzidas de bolinhas, usando-se assim potes menores do que os usados para carregar a munição nos outros modelos de jogos. Em uma vertente, existem pontos fatais e não fatais; Cabeça, tronco e costas são locais fatais. Nos outros pontos, "ferimentos" tratados por "médicos" ou "avarias" nos marcadores tratadas pelos "armeiros". Como a prática é reduzida e se assimila mais a um jogo militar que o paintball, as regras variam para cada grupo praticante e os objetivos não são convencionais, atribuindo pontos por missões distintas e com isso dificultando campeonatos ou torneios esportivos.

Principais torneios


Internacional


Existem quatro torneios com expressão: o PSP (Paintball Sport Promotional),o NPPL(National Paintball Players League) dos Estados Unidos, o Millennium Series da Europa Ocidental e o Centurio Circuit da Europa Oriental.

Até agora, o domínio das marcas do meio é evidente na organização destes eventos mas de futuro, através da criação de clubes, associações e, posteriormente, de federações, pretende-se estender a modalidade a organizações e empresas exteriores ao Paintball com o objectivo de facilitar o acesso a patrocínios. Até ao momento raras são as equipes que não contribuem financeiramente em quase 80% para a sua práctica.

Portugal


Em Portugal existe desde 2003 um circuito Nacional organizado pela Liga Portuguesa de Paintball. Com o aparecimento da *FPP Federação Portuguesa de Paintball, em 2007, este circuito passou a ser organizado pela Federação Portuguesa de Paintball. A nível regional e local, existem vários torneios, organizado fundamentalmente por empresas, e que na época de 2007/2008 se integraram nos torneios da Federação Portuguesa de Paintball (FPP) cumprindo um determinado número de requisitos de forma a garantir transparência, justiça e verdade desportiva nas variadas competições, bem como um tronco regulamentar e disciplinar comum.

Comunidade

No Brasil, existe um portal [1] onde se pode ficar sabendo sobre diversas novidades do mundo do paintball, além de informações sobre o maior campeonato de Paintball do País, o CBP (Circuito Brasileiro de Paintball) ou o CSP (Circuito Sulamericano de Paintball), além de possuir um grande Fórum onde se pode tirar todas suas dúvidas e um sistema de Classificados onde você pode anunciar seus equipamentos usados. Existe também lojas online [2], [3] onde se pode comprar tudo que se precisa para jogar, desde equipamentos para iniciantes até para profissionais. Existem também fóruns, onde você pode tirar todo tipo de dúvida, desde simples dúvidas de régras, até funcionamento de armas, tanto como comprar e vende equipamentos. Lá você encontrará usuários solidários que estarão dispostos a tirar todas as dúvidas. Em Portugal existe um fórum de competição [4] e vários fóruns de recreativo. Com destinção para o da ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE PAINTBALL RECREATIVO conhecida como a Paintugal,Paintugal, esta associação não tem quaisquer fins lucrativos limita-se a promover o desporto através da organização de vários jogos em diversos pontos do país, qualquer jogador com ou sem experiência pode participar. Na Ilha da Madeira, o paintball está bem representado e apresenta claros sinais de desenvolvimento e crescimento, sendo o paintball recreativo a vertente do paintball com maior expressão. - Clube [5]

Segurança


A segurança é o item mais visado no desporto, pois além de ter a máscara (uso obrigatório) existe também o Barrel Plug, uma espécie de rolha que se põe na extremidade do cano do marcador enquanto o jogo não se inicia. Quando você é atingido por uma bola a sensação é semelhante à de um beliscão, mas depois de alguns segundos a dor passa. Quanto mais perto o tiro maior é a dor. É comum o jogador sair com algumas marcas. Nas partes mais sensíveis do corpo, como pescoço, partes posteriores do braço e virilha, o impacto é mais intenso, podendo causar hematomas. O ideal é que se utilize roupa reforçada, luvas, pescoceiras, botas (dependendo do terreno). Por isso é muito comun se ver em campeonatos os jogadores usando muitos equipamentos de proteção, todos feitos especialmente para a prática do Paintball, mas não só pelo inpacto da bola, principalmente no Speed, quase o tempo todo o jogador estará se usando de movimentos mais ousados como Slides e Superman (Peixinho) e as cotoveleiras, joelheiras, Short de proteção, são bastante importantes para evitar lessões.

Os equipamentos utilizados em campos comerciais, porém não utilizam toda a potência da arma. Geralmente estão preparados para trabalhar com metade da pressão utilizada nas armas utilizadas em campeonatos, que trabalham a 300 pés por segundo, mesmo assim isso não evita a dor em áreas sensíveis atingidas, principalmente onde se tem a pele exposta como garganta.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

_____________________________________________________________________________

Ciclismo - Saúde e Boa Forma


Ciclismo - Saúde e Boa Forma

Autor: Ed Pavelka

Use a sua bicicleta para se FORTALECER, PERDER PESO e SENTIR-SE BEM.

Tudo quanto necessita saber para ficar em forma com o seu desporto favorito. Este precioso guia destina-se aos quequerem melhorar a condição física quer praticando ciclismo em estrada quer andando de bicicleta e montanha.
Com grande quantidade de informação sobre como perder peso e ficar em forma, este livro motivá-lo-á para as suas metas de forma física.

O Coordenador
ED PAVELKA pratica ciclismo desde meados de 1970 como meio de diversão, para adquirir boa condição física e em competição. É autor de 20 livros sobre ciclismo. Foi editor-executivo da revista Bicycling durante dez anos, sendo o responsável por novos projectos.

Pode encontrar este livro em Decorpapel

20 Grandes Conspirações da História


20 Grandes Conspirações da História

Preço decorpapel €17.10 = 20% de desconto sobre o preço do editor

Autor: Santiago Camacho

Título: 20 Grandes Conspirações da História
Colecção: Fora de Colecção
Nr de páginas: 376 com ilustrações inéditas
Preço editora: 19.00 €
ISBN: 989-626-007-9
Formato: 16 x 23,5
Encadernação:Brochado

Sinopse:

Sente-se confortável com a sua actual visão do mundo, da política, da religião, da economia e da História? Tem fé nas instituições e acredita que os meios de comunicação só dizem a verdade? Então, este livro não é para si.
«O que aconteceu realmente em Fátima?» A aparição de Nossa Senhora aos pastorinhos ou a aparição de um objecto voador não identificado? O terceiro segredo revelado pela Igreja corresponde à mensagem original que Lúcia escreveu?
«Neil Armstrong pisou realmente a Lua?» Se assim é, como se explica que nas fotografias tiradas não se veja uma única estrela, quando na Lua deveriam aparecer à vista com um brilho maior do que na Terra, ou que a bandeira que colocaram se mexesse, quando não existe vento na Lua.
«Foi João Paulo I assassinado?» O seu pontificado durou apenas 33 dias e a sua morte está envolta numa campanha confusa de mentiras e meias verdades. Foi um reformador que incomodou muita gente ao investigar a fundo as finanças do Vaticano.

GesSite - Tenha um site em 24h
O seu site em 24h, visual profissional e com backoffice.

Pequenos segredos para uma barba bem-feita


Os homens parecem tirar de letra a tarefa diária de fazer a barba. Mas é um ritual que exige cuidados. Do contrário, a pele pode sofrer com ressecamento e pêlos encravados.

Espalhar creme no rosto e passar a lâmina não basta. Barbear-se exige cuidados básicos como água quente, creme ou gel, aparelho ou lâmina de barbear e loção após barba. Esse é o segredo para uma pele macia, lisa e sem pêlo encravado. "É preciso uma certa dose de paciência para repetir o ritual todos os dias. Mas a barba bem-feita dá uma agradável sensação de frescor e leveza", diz o designer gráfico Ernani Mesquita, que dificilmente sai de casa para o trabalho sem fazer a barba. "O rosto limpo e bem tratado é um cartão de visita", completa. O dermatologista Beni Grinblat, do Hospital Albert Einstein, orienta como barbear-se com arte.

# Procure fazer a barba logo após o banho. A ausência de oleosidade e de resíduos na pele facilita o deslizamento da lâmina de barbear.

# Se a barba for cerrada, coloque uma toalha quente sobre o rosto por 30 segundos. Quanto mais macio o pêlo, melhor desliza a lâmina sobre o rosto.

# Use creme ou gel de barbear e massageie a região da barba em círculos, de um lado para o outro, de cima para baixo. Isso ajuda a cortar o pêlo mais rente.

# Comece o barbear pelas laterais do rosto, onde a pele é menos sensível, deslizando o aparelho no sentido em que os pêlos crescem. Deixe a região do queixo, onde os pêlos demoram mais para amolecer.

# Evite passar o aparelho no sentido contrário do crescimento do pêlo. Dirija o aparelho para baixo nos pêlos que crescem para baixo; e para cima naqueles que crescem para cima. Ir contra o sentido do pêlo (escanhoar) resulta em um barbear um pouco mais rente, mas irrita muito a pele e favorece o aparecimento de pêlos encravados.

# Substitua a lâmina após três ou quatro barbeadas. As lâminas gastas cortam, arranham e queimam a pele, especialmente as mais sensíveis.

# No caso de uma pele com acne, cuidado para não cortar os pontos lesados, disseminando a bactéria presente na acne.

# Aplique a toalha quente novamente para retirar o que restou do creme de barbear.

# Enxágue o rosto com água fria para fechar os poros.

# Finalmente, aplique uma loção pós-barba sem muito álcool para não irritar ou ressecar a pele. Quem tem acne pode substituir a loção por um antibiótico na forma de gel.

Barbeadores elétricos deixam a pele menos irritada

Os barbeadores elétricos são ideais para quem tem pressa em deixar o rosto liso e não quer irritar a pele com as lâminas. Eles diminuem a agressão porque não deixam cortes e lesões em peles que apresentam foliculite.

"O resultado não é tão rente quanto à lâmina para quem tem pêlos muito grossos, mas resolvem bem as barbas comuns", diz o dermatologista do Hospital Israelita Albert Einstein, Mario Grinblat.

O melhor jeito de usar os barbeadores elétricos é após o banho, quando os pêlos estão amolecidos e mais fáceis de serem removidos. Também vale a compressa com uma toalha quente, que dilata o poro e facilita o trabalho.

Barbear definitivo
O laser está sendo procurado pelos homens que sofrem com o excesso de pêlos no rosto e pescoço. "Quem tem a barba muito cheia acaba recorrendo a esse tratamento para diminuir a quantidade e a espessura dos pêlos", conta dr. Grinblat. Segundo o dermatologista, duas ou três aplicações também podem definir as fronteiras da barba. Se a idéia for acabar definitivamente com os pêlos são necessárias mais aplicações: quatro ou cinco, com intervalo de um mês.

GesSite - Tenha um site em 24h
O seu site em 24h, visual profissional e com backoffice.

Medicina Sangrenta


Autor: Nick Arnold e Tony De Saulles

A ciência com as partes mais emocionantes!

Tens medo de ir ao médico? Odeias tomar medicamentos? Tremes quando chega a altura das vacinas? Então prepara-te: porque isso NÃO É NADA comparado com o que encontrarás neste livro!
Se estás em pulgas por conhecer...
- o assustador cirurgião que roubou o cadáver de um gigante
- os médicos malucos que provavam o xixi dos seus pacientes
- doentes que mergulhavam em tanques de sanguessugas
e muito, muito mais…
… lê este livro IMEDIATAMENTE!
MEDICINA SANGRENTA esguicha pus por todos os lados!

A Ciência nunca foi tão horrível!

Sistema e-commerce grátis
Tenha a sua loja na Internet ao mais baixo preço.

Consumo de marisco na gravidez e desenvolvimento neurológico do bebé


Estudo publicado na Lancet

O consumo frequente de marisco e peixe durante a gravidez favorece o desenvolvimento neurológico dos bebés, revela um artigo publicado na revista The Lancet, contrariando a política de alguns países que recomendam evitar a ingestão de marisco.

Joseph Hibbeln, do National Institutes of Health (NIH) dos EUA, e outros peritos da University of Bristol, Grã-Bretanha, estudaram entre 1991-1992 os hábitos alimentares de 11.875 mulheres grávidas na 32ª semana de gestação. Posteriormente analisaram as atitudes dos seus filhos durante os seis, 18, 30 e 42 meses.

As mulheres analisadas foram classificadas em três grupos: as que não consumiam marisco ou peixe fresco (12%), as que ingeriam menos de 340 gramas semanais (65%) e as que superavam essa quantidade (23%).

As pontuações obtidas pelos filhos nos questionários de inteligência, desenvolvimento psicomotor e comportamento mostraram que as crianças filhas de mães que tinham ingerido maiores quantidades de ómega-3 obtiveram melhores resultados.

O marisco é uma fonte importante de ácidos gordos ómega 3, fundamentais para o desenvolvimento neurológico do feto, mas há países, como os EUA, onde se recomenda às grávidas que reduzam o consumo de marisco para evitar a exposição ao metilmercúrio, químico que se encontra por vezes nos mares e que passa para a cadeia alimentar.

Fontes: Lusa e Imprensa Internacional
MNI- Médicos Na Internet